Comissário discursou na 4ª edição da Monaco Blue Initiative
Karmenu Vella

O Comissário Europeu para os Assuntos Marítimos, Pescas e Ambiente, Karmenu Vella, recordou ontem o papel da União Europeia (UE) na defesa dos oceanos e a estratégia europeia para o acompanhamento dos oceanos para 2018, durante a 8ª edição da Monaco Blue Initiative, que decorreu no Mónaco, nos dias 2 e 3 de Abril.

A Monaco Blue Initiative foi lançada em 2010 pelo Príncipe Alberto II, do Mónaco, e é uma plataforma de debate sobre os desafios que pairam sobre os oceanos, co-organizada pelo Instituto Oceanográfico, a Fundação Alberto I, Príncipe do Mónaco, e a Fundação Príncipe Alberto II, do Mónaco.

No seu discurso, Karmenu Vella, destacou o trabalho da UE em prol dos oceanos, desde a Política Comum de Pescas, a Política Marítima Integrada, a adopção de uma estratégia integrada para a sustentabilidade dos oceanos, o apoio de 2 mil milhões de euros anuais para a investigação sobre os mares, entre outras medidas, e apontou vários desafios que imperam sobre os mares.

O Comissário congratulou-se com a recente Declaração de Valetta e convidou a audiência a estar presente na Our Ocean Conference, que decorrerá em Malta, no próximo mês de Outubro, e de que a UE será anfitriã. Nas três edições anteriores, recordou, a conferência angariou compromissos financeiros de 8 mil milhões de euros para a defesa dos oceanos e deu origem a 10 milhões de Km2 de áreas marinhas protegidas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill