As soluções passam por recorrer aos LSFO, scrubbers e GNL, mas serão adoptadas caso a caso e em função de diálogos com os clientes
Ocean Network Express

A Kawasaki Kisen Kaisha (K Line), que desde Abril deste ano integra a aliança Ocean Network Express (ONE), juntamente com a Express Nippon Yusen Kaisha e a Mitsui O.S.K. Lines, todas empresas japonesas, revelou que tem planos para cumprir as obrigações da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa) sobre combustíveis marítimos em vigor a partir de 2020 que passam por adoptar diversas medidas, incluindo a utilização de combustíveis de baixo teor de enxofre (os LSFO), exaustores de gases de escape (scrubbers) ou gás natural liquefeito (GNL), revelam vários meios de comunicação internacionais.

A empresa declarou igualmente que vai adoptar estes múltiplos sistemas numa base casuística, navio a navio, consciente de que não se pode auto-limitar a um único modelo, porque considera que essa é a melhor forma de responder aos desafios que as novas regras vão colocar. E admitiu que, face aos elevados custos que estes desafios implicarão, importa prevenir o futuro sem demora. E não deixará de dialogar com os seus clientes para adoptar a melhor medida em cada caso.

Os planos da empresa visam a frota de transporte de automóveis, os graneleiros e os navios tanque. Os porta-contentores operam acutalmente sob a insígnia da ONE, que já admitiu usar apenas os LSFO nos primeiros anos depois de 2020. Os scrubbers não serão uma opção para a aliança, o que implica sacrificar espaço de carga e manter navios fora de serviço por mais de um mês.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill