O dia de ontem amanheceu com John Fisher ainda perdido no mar e com a mensagem do presidente da Volvo Ocean Race demonstrando a sua angústia com o sucedido e prometendo apoio.
Jonh Fisher

Após mais de 24 horas de ter caído ao mar, o inglês John Fisher, que seguia a bordo do Team Sun Hung Kai/Scallywag na Volvo Ocean Race (VOR), permanecia desaparecido no Pacífico, quando escrevemos estas linhas (3ª feira à noite). E “dadas as temperaturas frias e o mar agitado”, “juntamente com o tempo que passou”, será difícil a sua recuperação.

“Esta manhã, estou extremamente triste em informar que um dos nossos velejadores, John Fisher, da equipa Sun Hung Kai / Scallywag, se encontra presumivelmente perdido no mar. Isto é de partir o coração a todos nós. Como velejadores e organizadores de regatas, perder um tripulante no mar é uma tragédia que nunca queremos imaginar. Estamos arrasados ​​e os nossos pensamentos estão com a família do John, amigos e companheiros da sua equipa”, referiu ontem o presidente da VOR, Richard Brisius.

A restante frota da VOR, a cerca de 320 km e a favor do vento, não foi nem seria envida para trás contra ventos fortes, por não ter sido considerada uma opção viável para a equipa coordenadora do evento. No entanto, e porque tripulação “está, naturalmente, emocional e fisicamente exausta”, agora, “o nosso único objectivo, é fornecer todo o apoio e assistência possível à equipa”, referiu o mesmo responsável.

Relembramos que após ter sido notificada do sucedido, a coordenação da prova contactou com o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo, que localizou um navio e desviou-o para a zona do acidente, no entanto com a velocidade actual, ontem de manhã, quase 24 horas depois do desaparecimento do tripulante, ainda permanecia a mais de um dia de distância, referia o comunicado. A temperatura da água são 9 graus e está vento de 35 nós.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill