Missões de busca e salvamento, apoio à protecção civil, vigilância e colaboração com outros serviços do Estado no horizonte da corveta João Roby na Madeira
Corveta João Roby

Desde 13 de Julho que a corveta João Roby integra o dispositivo do Comando da Zona Marítima da Madeira. De acordo com a Marinha, a corveta vai “reforçar a capacidade de resposta a situações de busca e salvamento marítimo, contribuir para o esforço patrulha e vigilância marítima, apoiar os órgãos de protecção civil regionais em situações de calamidade ou catástrofe naturais e cooperar com outros departamentos do Estado com competências no mar”.

Ainda segundo a Marinha, a João Roby vai “colaborar com a Autoridade Marítima Nacional no transporte de material e pessoal para as Ilhas Selvagens, bem como na rendição dos vigilantes do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, estando sempre presente o esforço de patrulha e vigilância marítima na Reserva Natural das Ilhas Selvagens”.

O navio que agora reforça o dispositivo marítimo nacional na Madeira é comandado pelo Capitão-de-Fragata Rui Serrano da Paz, tem uma guarnição de 77 militares (9 Oficiais, 15 Sargentos e 53 Praças) e embarca 31 cadetes da Escola Naval “no âmbito da viagem de instrução do 3º ano da Escola Naval”, esclareceu a Marinha.



Um comentário em “João Roby já integra comando marítimo da Madeira”

  1. António Gustavo diz:

    Bem ajam, valentes heróis.
    Servir a pátria num navio com 40 anos de serviço.
    Força, dedicação e Glória.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill