De volta a Portugal, os surfistas portugueses concentram-se agora na onda da Nazaré, que já tem aberto o período de espera.
Maritime UK

João de Macedo competiu a semana passada na prova de Jaws, no Havai – Pe’ahi Challenge, do Big Wave Tour, uma prova do circuito mundial de ondas grandes, e ficou em 4º lugar do round 1. Esta, que já foi considerada uma das melhores etapas de sempre, contou com ondas de 14 metros, deixou o surfista português em 28º no ranking mundial.

Agora, João de Macedo prepara-se para enfrentar a famosa onda da Nazaré, que já abriu o período de espera (período em que os classificadores podem, a qualquer momento, chamar os surfistas para competir), que vai até 31 de Dezembro, começando já os treinos. “Foi uma honra competir em Jaws, ainda por cima sendo o primeiro português a fazê-lo. Foi uma experiência incrível e que me acrescenta muito enquanto competidor e surfista de ondas grandes”, disse João de Macedo acerca do Pe’ahi Challenge.

 “O foco agora é a Nazaré. O Hangar EDP Mar Sem Fim já está operacional, o que permite aos surfistas portugueses ter condições para treinar. O surf de ondas grandes é como a Fórmula 1, e as nossas boxes têm que estar prontas, porque a Praia do Norte é das pistas mais exigentes do mundo. A maioria dos recordes e das vitórias nos campeonatos na Nazaré vai para surfistas estrangeiros, algo que esperamos contrariar”, concluiu.

Com uma bolsa do projecto EDP Mar Sem Fim e com presença garantida no Nazaré Challenge, é o único português que corre o circuito na íntegra, sendo que Alex Botelho foi um dos “alternantes” do Pe’ahi Challenge, participou na primeira etapa do BWT (México) deste ano, onde chegou à final da prova, sem contudo, ter conseguido uma vaga para esta prova. No entanto, Alex, que em 2016 venceu uma bolsa do EDP Mar Sem Fim e foi para o Havai treinar, tornando-se o primeiro português a surfar a mítica onda de Jaws, ocupa actualmente o 9º lugar do ranking mundial.

Esta é uma das três principais provas da época, juntamente com a do Havai e com Mavericks na Califórnia. O líder do ranking mundial, o havaiano Kai Lenny foi vencedor do Nazaré Challenge no ano passado. Segundo vários meios de comunicação portugueses, o Nazaré Challenge, realizado em Dezembro de 2016 na Praia do Norte, gerou um retorno promocional de 7,2 milhões de euros.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill