O terminal situa-se na zona sul do porto e deverá reforçar a capacidade para contentores
Porto de Colombo
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Os Governos do Japão, Índia e Sri Lanka assinaram um acordo para desenvolver um terminal no porto de Colombo, no Sri Lanka, com o objectivo de abrir ainda mais o Oceano Índico ao comércio internacional, refere o Safety4Sea. O Terminal Oriental de contentores, assim se designa a infra-estrutura, situa-se na parte sul do porto e foi recentemente ampliado.

Apesar de ser um acordo com Estados cuja rivalidade com a China é conhecida, como a Índia e o Japão, e que têm as suas próprias agendas, o entendimento surge no contexto do projecto chinês «Uma Faixa, Uma Rota», com o qual Pequim quer consolidar a sua posição como super-potência comercial. O memorando de entendimento será assinado no Verão e as obras n porto começarão em Maro de 2020.

O Safety4Sea recorda que o porto de Colombo é o maior do Sri Lanka, movimentando 90% dos bens do país transportados por mar. Liga a Europa, o Médio Oriente, África e Ásia, tendo sido o de crescimento mais rápido em todo o mundo no primeiro semestre de 2018 e o mais movimentado do Sudeste asiático. Com o projecto de desenvolvimento agora assumido, o porto deverá aumentar o seu volume para contentores e reforçar o comércio de carga contentorizada no sul da Ásia.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill