O sistema da IMO estará em testes até ao final de Outubro, após o que será plenamente integrado na vertente electrónica
Scrubbers

O projecto piloto da Janela Única da Organização Marítima Internacional (IMO, em inglês) está em testes desde Março em Antígua e Barbuda, nas Caraíbas, até 31 de Outubro, após o que se dará a sua transição plena para o sistema electrónico, refere o Maritime Executive. Recorde-se que desde 8 de Abril a IMO impôs aos Estados membros a introdução da troca electrónica de informação entre portos e navios e recomendou a adopção deste sistema no âmbito da sua Convenção FAL.

O sistema em teste nas Caraíbas começou a ser desenvolvido em Outubro de 2017 e foi entregue em Dezembro de 2018, pela Noruega, com coordenação da IMO. A Noruega forneceu apoio financeiro e logístico a Antígua e Barbuda para a instalação do sistema. O código de fonte, desenvolvido durante o projecto, será disponibilizado ao abrigo da Licença Open Source do MIT e através do serviço de internet GitHub.

Segundo a publicação, o sistema não está adaptado para nenhum país em especial mas contempla serviços básicos de apoio aos processos adoptados na generalidade dos países que procuram cumprir as obrigações da Convenção FAL relativamente à partilha de informação entre navios e portos por via electrónica.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill