Empresa norte-americana fornece gás natural para central de Montego Bay
Novatek

A Jamaica recebeu recentemente o seu primeiro carregamento de gás natural, no porto de Kingston, fornecido pela empresa norte-americana New Fortress Energy (NFE) e transportado pelo navio a gás natural liquefeito (GNL) Golar Arctic, refere o World Maritime News.

Em 2015, a JPS, companhia de energia da Jamaica, assinou um acordo com a NFE para o abastecimento de GNL destinado à central eléctrica de 120 megawatts de Bogue, em Montego Bay, convertida este ano para operar a GNL e a Automotive Diesel Oil (ADO).

Actualmente, o terminal de GNL de Montego Bay está na fase final de construção e em vias de instalação do seu equipamento mecânico, ainda este mês. Depois de concluído o terminal, a JPS e NFE darão início ao processo de comissionamento.

De acordo com o jornal, as partes também assinaram um acordo para estender o fornecimento de gás à Jamaica à nova central de 190 megawatts de Old Harbour Bay, em St. Catherine. A NFE concordou em financiar e desenvolver a infra-estrutura necessária para fornecer o GNL à nova central de Old Harbour.

A entrada do gás natural na Jamaica surge num momento em que outros operadores, como a CMA CGM, estão a apostar naquela ilha caribenha como hub de transporte marítimo, na sequência do alargamento do Cabal do Panamá. Com a introdução do gás natural, a Jamaica reforça o seu potencial como eventual futuro hub de referência neste sector.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill