O acordo prevê aumentos salariais, melhoria nas regalias sociais, incentivos ao trabalho na costa da Somália (por ser zona de alto risco) e a criação de uma nova zona de guerra próximo do Iémen
DGRM

A Federação Internacional dos Transportes (International Transport Workers’ Federation, ou ITF) estabeleceu um acordo com empregadores do transporte marítimo representados pelo Joint Negotiating Group (JNG), que integra o International Maritime Employers’ Council (IMEC), o International Shipping Employers’ Group (ISEG) – que inclui a Associação Internacional de Gestores Marítimos do Japão (IMMAJ, na sigla inglesa) e a Evergreen – e a Associação de Armadores da Coreia do Sul.

O acordo é válido por quatro anos e prevê um aumento salarial de 2,5% a partir de 1 de Janeiro de 2019, sujeito a revisão após dois anos, o reforço do apoio social aos marítimos, revisão de cláusulas contratuais, um sistema de incentivo para trabalho na costa da Somália, por ser uma área de alto risco, e o acréscimo de outra área de guerra próximo da costa continental do Iémen, entre outras questões.

Segundo informou o charmain da Secção dos Marítimos do ITF, Dave Heindel, “é importante que tenhamos esta oportunidade de desenhar uma experiência do acordo já existente, para repensar a organização, esclarecer e simplificar a linguagem de relacionamento que será a base do relacionamento nos próximos anos”. E Koichi Akamine, chairman da JNG, referiu que “o facto de termos sido capazes de renegociar e concluir o novo acordo, com os desafios correntes das condições do mercado, é um bom testemunho dos membros que representam os sindicatos e os trabalhadores”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill