Israel testou com êxito uma nova embarcação autónoma lança-mísseis concebida e desenvolvida pela empresa Rafael Advanced Defense Systems.

O novo sistema, designado como Protector, foi testado pela Defesa Israelita numa acção acompanhada por um dos Patrulhas da Marinha, ao largo de Israel, num ensaio filmado em vídeo, como aqui reproduzido.

Entre outras capacidades, a nova embarcação autónoma dispõe do sistema de lançamento dos mísseis Spike ER electro-ópticos de curto alcance, interligados a um operador que pode ver, seguir e guiá-los, através de uma consola, em direcção a um determinado alvo.

O objectivo do novo sistema são os pequenos alvos, incluindo eventuais ataques perpetrados por enxames de embarcações autónomas.

Podendo ser equipado para múltiplas e diferentes acções de acordo com os múltiplos graus de ameaça, os dispositivos passíveis de serem usados vão desde canhões de água, plataformas de artilharia, sistemas de guerra electrónica e sistemas de detecção e seguimento de alvos a longa-distância.

A nova embarcação é igualmente considerada como um elemento de enorme importância no sistema de defesa de infra-estruturas marítimas, particularmente vulneráveis por natureza e, não raras vezes, críticas, não deixando as consequências de um ataque bem sucedido poderem ser mesmo, em alguns casos, simplesmente catastróficas.

Algo que em Israel se teme cada vez mais dados os projectos planeados para exploração e gás natural na Bacia de Haifa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill