O teste foi feito no âmbito de um exercício militar no Golfo Pérsico durante o qual o Irão lançou pela primeira vez um míssil cruzeiro a partir de um submarino
Fujeira

O Irão testou com êxito o lançamento de um míssil de cruzeiro a partir de um submarino da classe Ghadir durante um exercício militar no Golfo Pérsico com incidência no Estreito de Ormuz, referem vários meios de comunicação internacionais. O Safety4Sea acrescenta que, segundo a agência noticiosa iraniana IRNA, outros submarinos, como o Tareq e o novo Fateh, dispõem de capacidade semelhante.

Segundo fontes militares iranianas citadas pelos mesmos meios, o exercício, que ocorre num contexto de tensão entre o Irão e os Estados Unidos e é o primeiro com lançamento de um míssil cruzeiro a partir de um submarino iraniano, destina-se a preparar o país para ameaças externas, avaliar a capacidade prontidão dos equipamentos e fazer uma demonstração de força.

O Maritime Executive refere que os exercícios incluem, além do lançamento do míssil, navegação em formação, defesa contra ataques anfíbios, lançamento de torpedos e actividades de reconhecimento com veículos autónomos, ou não tripulados, vulgarmente conhecidos por drones, entre outros. Outros meios referem ainda que no total, cerca de 100 navios terão participado neste exercício de três dias.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill