Depois de vários dias apreendido pelo Irão no Estreito de Ormuz, o cargueiro da Maersk Line foi libertado, na sequência de diálogo entre os donos do navio e as autoridades iranianas.
Fujeira

O cargueiro M/V Maersk Tigris, da Maersk Line, foi libertado pelas autoridades iranianas após ter sido apreendido no Estreito de Ormuz no dia 28 de Abril, de acordo com informações prestadas pela empresa de navegação à imprensa internacional. A empresa manifestou a sua satisfação com o facto e a tripulação está bem.

A libertação ocorreu “após um diálogo construtivo com as autoridades iranianas”, informa a Maresk Line, e o navio retomou a sua rota, rumo ao porto de Jebel Ali, nos Emiratos Árabes Unidos.

A imprensa informa ainda que segundo as autoridades iranianas, a apreensão do navio ficou a dever-se a uma determinação judicial que impôs um pagamento à Maersk Line numa disputa com a empresa privada iraniana Talaieh Pars Oil Company.

O episódio ocorreu num momento de tensão no Golfo Pérsico, em que a Arábia Saudita, rival do Irão naquela região, chefia uma ofensiva aérea no Iémen contra os rebeldes Houthi, apoiados pelo Irão. Na sequência do incidente, os Estados Unidos passaram a providenciar escolta a navios de bandeira norte-americana e britânica que cruzem o Estreito de Ormuz.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill