Portos e transporte marítimo fizeram parte dos temas incluídos num Memorando de Entendimento subscrito pelos dois países
Norled

O Irão e a Bulgária assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para reforçarem a cooperação bilateral em diferentes áreas, incluindo portos e transporte marítimo, refere o Safety4Sea. O acordo foi assinado em Sófia, na Bulgária, durante uma reunião entre o ministro iraniano das Estradas e Desenvolvimento Urbano, Mohammad Eslami, e vários responsáveis búlgaros, entre os quais o Primeiro-Ministro, Boyko Borissov.

Segundo a mesma publicação, no encontro, Borissov terá referido que o Irão é um parceiro tradicional da Bulgária no Médio Oriente e que o seu Governo atribui importância às relações entre os dois países, acrescentando que a habitual boa cooperação na área dos transportes deve ser dinamizada.

O chefe de Governo búlgaro terá ainda referido que o seu país é favorável à continuação do diálogo sobre o desenvolvimento do corredor de transportes Grécia-Bulgária-Mar Negro-Geórgia-Azerbaijão-Arménia-Irão, susceptível de criar oportunidades para um efectivo transporte de mercadorias entre os países do Médio Oriente e os Estados da Europa central e de leste.

A ocasião foi aproveitada pelo Director Adjunto para ao Assuntos Económicos e Portuários da Organização Marítima e de Portos do Irão, Mohammad Ali Hassanzadeh, para promover conversações especiais e encontros bilaterais com os seus homólogos búlgaros, durante os quais foi finalizado um MoU sobre relações marítimas entre os dois países.

Entretanto, Mohammad Eslami manteve também negociações com o Vietname que envolvem, entre outros aspectos de interesse comum, a criação de uma linha marítima entre portos do Irão e do Vietname. De acordo com o Safety4Sea, o vice-ministro iraniano das Estradas e Desenvolvimento Urbano, Mohammad Rastad, foi mesmo convidado a visitar o porto de Hai Phong, o maior porto comercial vietnamita



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill