O estudo «Sardinha 2020» terá financiamento de 1,5 milhões de euros do MAR 2020 e visa contribuir para conhecer melhor a dinâmica da espécie face às novas pressões da pesca e das alterações climáticas
ANOPCERCO

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou uma candidatura ao MAR 2020 para realizar um estudo científico sobre a sardinha, designado «Sardinha 2020», e que contará com uma contribuição de 1,5 milhões de euros provenientes do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e de fonte pública.

O estudo será realizado por um grupo interdisciplinar do IPMA e terá um carácter inovador no plano das metodologias, acções e da análise de resultados, visando responder a questões relativas à dinâmica da espécie face aos desafios de factores como a pesca ou as alterações climáticas, entre outros.

De acordo com um documento do MAR 2020, o estudo “vai permitir perceber qual a influência do ambiente na produtividade, a taxa de mortalidade nas várias fases de desenvolvimento da espécie, analisar o seu crescimento e reprodução, distribuição espacial da sardinha, a actividade da pesca e avaliação dos stocks”.

O estudo irá igualmente “desenvolver um plano de gestão para a pesca do cerco para a melhoria da avaliação e recomendações para a gestão das principais espécies capturadas por esta arte de pesca”, o qual permitirá “considerar de forma integrada, as interacções biológicas entre as espécies pelágicas capturadas pela pescaria, interacções socio-económicas bem como as condicionantes tecnológicas da pescaria”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill