Esta é a perspectiva da consultora Westwood Global Energy, depois de ter analisado diversos projectos de equipamentos e instalações já sancionados, e traduz uma evolução positiva que se deve estender à construção naval associada ao GNL
VTS

O investimento em infra-estruturas e equipamentos relacionados com o gás natural liquefeito (GNL) entre 2018 e 2022 deverá atingir 196 mil milhões de euros (mais 14% do que nos cinco anos precedentes), segundo uma análise a vários projectos realizada pela consultora em energia Westwood Global Energy, citada pelo World Maritime News.

Ao longo deste período, 67% desta despesa (cerca de 140 mil milhões de euros) será na construção de terminais de liquefacção para o mercado de GNL, o que acrescentará uma capacidade de exportação estimada em 119 milhões de toneladas métricas anuais à capacidade actualmente existente.

No período em análise, deverão entrar no mercado 265 navios de transporte de GNL, 154 dos quais ainda estarão por encomendar. Estes números representarão uma recuperação para a construção naval, que continuará dominada pelos construtores sul-coreanos, responsáveis por 60% das encomendas (a Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering, a Samsung Heavy Industries e a Hyundai Heavy Industries).

Segundo as mesmas fontes, apesar de vários países estarem a optar por unidades flutuantes de regaseificação, os terminais de importação baseados em terra continuarão a ser atractivos. O investimento neste tipo de terminais deverá ascender a 21,5 mil milhões de euros entre 2018 e 2022.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill