A MSC Cruzeiros apresentou a primeira assistente pessoal virtual de cruzeiro do mundo, baptizada Zoe, e que estará disponível no MSC Bellissima
MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros lançou há dias a primeira assistente pessoal virtual de cruzeiro do mundo, baptizada Zoe, e que estará disponível no MSC Bellissima, o novo navio da empresa, a inaugurar no dia 2 de Março, em Southampton, no Reino Unido. Activado por voz e movido por Inteligência Artificial, o dispositivo foi criado pela empresa, em parceria com a HARMAN Connected Services, uma subsidiária da Samsung Electronics, e é uma evolução do programa digital, MSC for Me.

Segundo a MSC Cruzeiros, a Zoe estará em todos os camarotes, em sete línguas, com capacidade para “responder a centenas de perguntas sobre o cruzeiro”, disponibilizando “informações sobre serviços a bordo, instruções e sugestões ou ajudar a reservar um serviço”. Trata-se de “um dispositivo fácil de usar – os viajantes apenas precisam de dizer OK ZOE e ela estará automaticamente pronta para ajudar”, graças a uma “tecnologia avançada de reconhecimento de voz”, que “facilita o controlo e o acesso a todas as informações usando apenas comandos de voz”, refere a empresa.

“O design da Zoe apresenta um áudio avançado com microfones de grande alcance e um alto-falante de qualidade profissional para proporcionar a melhor experiência de áudio”, refere a empresa, acrescentando que “os hóspedes poderão desfrutar de rápidos tempos de resposta graças à integração de um processador quad-core topo de gama e terão também a oportunidade de ligar os seus telefones directamente ao dispositivo através de Bluetooth para ouvir música, podcasts e muito mais, directamente no seu camarote”.

Para a concretização deste projecto, “realizaram-se testes sobre os diálogos, o reconhecimento de fala natural da Zoe e a capacidade de transformar a fala em texto e vice-versa, além de dezenas de outros testes comportamentais, experimentais e de desempenho”, refere a MSC Cruzeiros.

Embora seja uma solução de inteligência artificial, “a Zoe foi criada para continuar a aprender e a desenvolver as suas respostas com base nas interacções reais dos viajantes”, mas o facto de ser “uma assistente pessoal virtual de cruzeiro 24 horas por dia, 7 dias por semana”, não a torna um substituto da relação humana entre a tripulação e o hóspede, antes visando “proporcionar aos hóspedes a flexibilidade de comunicar e de descobrir informações no conforto dos seus camarotes”.

“No futuro, a ZOE poderá oferecer mais adaptações e experiências integradas, além de se tornar um assistente pessoal entre canais que assumirá novas formas dentro do MSC for Me”, refere a MSC Cruzeiros, adiantando que esta tecnologia “estará disponível em todos os restantes novos navios que serão inaugurados no âmbito do plano de expansão da frota, incluindo o MSC Grandiosa e o MSC Virtuosa, em 2020”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill