DNV GL

A Autoridade das Vias Navegáveis Interiores da India (IWAI, sigla em inglês) deu início a um projecto para apresentar o uso de metanol como combustível marítimo, de forma de impulsionar a navegação nas vias interiores do país, segundo o Safety4Sea.

A solução para a questão que a India já tem vido a debater começa agora a ganhar forma: o estaleiro Cochin já tem encomendas para reajustar embarcações para o uso de metanol, que começa a ser uma solução a longo prazo para a estratégia de redução de emissões de carbono.

Segundo o Vice-presidente da IWAI, Pravir Pandey, já foram encomendadas 3 embarcações para reformar motores e 6 navios de carga de 1000/2000 toneladas de capacidade para transformar – um sinal verde da Instituição Internacional para Transformar a India (NITI Aayog).

Note-se que esta ideia já tinha sido apresentada em Outubro, tendo-se concluído que o que torna o metanol um combustível marítimo viável são as suas propriedades, o facto de ser possível de se armazenar à temperatura ambiente sem perdas, de economizar espaço, sendo simples e prático, com as vantagens de um combustível líquido, ainda para mais com um ciclo de vida promissor, especialmente quando produzido a partir de fontes renováveis. Em termos de incêndios é muito mais seguro do que a gasolina. Além disso, uma questão fundamental é o facto de se adaptar às demais infra-estruturas das embarcações.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill