Com o objectivo de atrair mais investidores para o sector portuário do país, o Governo indiano simplificou as regras aplicáveis às parcerias público-privadas no sector
Busan

O Governo indiano aprovou uma simplificação das condições para atribuir concessões portuárias no país, com o objectivo de atrair mais investidores para o sector, referem vários meios de informação internacionais.

Além da captação de investidores, as alterações visam tornar o investimento mais atractivo nas componentes ambientais da actividade portuária e ultrapassar obstáculos regulamentares nas parcerias público-privadas que têm constituído obstáculos ao desenvolvimento da actividade ao longo dos últimos 20 anos.

De acordo com o World Maritime News, com base em declarações do Governo indiano, as modificações foram introduzidas após uma extensa consulta aos interessados. O jornal recorda que s principais portos do país cresceram 3,46% entre Abril e Novembro de 2017 face a igual período de 2016, tendo movimentado 439,66 milhões de toneladas de mercadorias, contra 424,96 milhões de toneladas no mesmo período de 2016.

Entre as medidas agora introduzidas está a possibilidade de o investidor abandonar o negócio até 100%, após dois anos de operação. Foi também introduzido um «portal de queixas» para os utilizadores dos portos. E foi facilitado o acesso de investidores a fundos de longo prazo para refinanciamento e viabilização de projectos portuários, entre outras modificações.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill