Em 2016, embora os incidentes mais graves tenham estabilizado, as ocorrências menos graves aumentaram, concluiu um recente relatório da EMSA sobre incidentes marítimos
EMSA

Em 2016, registaram-se 3.145 incidentes com navios, essencialmente em águas europeias, de que resultaram 106 mortos, 957 feridos, 26 perdas de navios e a abertura de 123 investigações, refere o mais recente relatório da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA, na sigla em inglês) sobre incidentes marítimos.

O documento envolve dados referentes a navios europeus e de países terceiros em águas europeias, especialmente no Canal da Mancha e Mar do Norte, bem como com navios de pavilhão de Estados membros da União Europeia (UE) no resto do mundo.

Segundo o documento, embora o número de incidentes sérios e muito sérios tenha estabilizado face a anos anteriores, o número de incidentes menos graves relatados aumentou. Os casos muito sérios representaram 2,5% do total, os sérios 24,8%, menos sérios 60,1% e os simples incidentes marítimos 12,6%.

Em 2016, tal como em anos anteriores, a maioria das ocorrências envolveu navios de carga (cerca de 40%) ou passageiros (cerca de 20%). O mais frequente tipo de incidente registado foi perda de controlo seguido pelo contacto e colisão. Os incidentes de navegação representaram cerca de metade dos casos e aproximadamente 60% dos casos em que a EMSA determinou a causa foram devidos a erros humanos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill