As obras custaram 23 milhões de euros e permitem operações em dois navios simultanemente
Sillk City

Foram recentemente inauguradas as obras de reordenamento e ampliação do porto de Velas, na ilha de S. Jorge, nos Açores, orçadas em 23 milhões de euros. São mais 150 metros de cais comercial e mais 2.200 metros de terrapleno, a juntar a uma intervenção nas redes de água potável, água salgada de combate a incêndios e eléctrica e de iluminação e à construção de uma estrutura para oficina, armazém e garagem de máquinas.

Presente na cerimónia, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, recordou que esta é a terceira componente de uma estrutura portuária moderna, funcional e eficiente em S. Jorge, depois do investimento de um milhão de euros numa rampa ro-ro feito neste porto em 2012 e da construção de uma nova gare de passageiros, que funciona desde 2018.

“Como resultado directo e imediato desse investimento, a ilha de São Jorge passa a dispôr de um porto comercial que permite a operação de dois navios em simultâneo, que tem reforçadas as condições de segurança no tráfego de passageiros e viaturas em navios ferry, permitindo também a sua operação em simultâneo com os navios comerciais”, terá referido Vasco Cordeiro, citado pelo Jornal dos Açores.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill