O eurodeputado do Partido da Terra conseguiu um acordo que promete reduzir custos e criar postos de trabalho

O eurodeputado José Inácio Faria, pertencente ao Partido da Terra e ao grupo ALDE, no Parlamento Europeu, conseguiu um acordo para a monitorização das emissões de CO2 nos transportes marítimos europeus, acordo que promete reduzir os custos em 1,2 mil milhões de euros anuais e criar 10 000 postos de trabalho nos sectores ambientais e marítimos. Além disso, prevê efeitos positivos na saúde pública.

Inácio Faria, como novo relator do Parlamento para este novo regulamento, aprovou este novo plano em Sessão Plenária, no dia 28 de Abril, em Estrasburgo.

«Este Regulamento, em linha com as prioridades políticas do MPT na área da defesa do ambiente, é histórico na medida em que pela primeira vez é aprovada legislação que visa, de forma faseada, incluir o sector dos transportes marítimos nos compromissos Europeus para a redução da emissão de gases de estufa, onde já figuram os restantes sectores dos transportes», dita o comunicado do Partido.

O acordo é para os navios de grande porte (+5 mil TEUs), devendo reportar a relação entre a emissão e a competência energética do navio à Comissão Europeia, com os dados a serem mais tarde tornados públicos.

Segundo o próprio Inácio Faria, este acordo também tem como objectivo promover a competitividade. «Este nível acrescido de transparência sobre o sector irá promover a adopção de novas tecnologias e de medidas operacionais para a diminuição de custos, nomeadamente os relacionados com o consumo de combustível. Isso irá ser positivo para armadores e operadores e para as suas decisões de investimento», escreve.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill