Revela estudo preliminar realizado pela consultora do economista e ex-ministro Augusto Mateus já entregue a Ana Paula Vitorino
Porto de Lisboa

O impacto económico do porto de Lisboa é de 58 mil milhões de euros, revelou recentemente o Jornal Económico, com base numa versão preliminar de um estudo da Augusto Mateus & Associados – Sociedade de Consultores Lda. Segundo o jornal, a análise não contempla o impacto de um eventual novo terminal no Barreiro e já terá sido entregue à ministra do Mar.

De acordo com o estudo, citado pelo jornal, este impacto, que engloba efeitos directos, indirectos e induzidos, representa 772 mil postos de trabalho, 16% do volume de emprego em Portugal, 23 mil milhões de Valor Acrescentado Bruto (VAB), 15% da riqueza gerada a nível nacional e 11 mil milhões de euros em remunerações.

A mesma análise conclui também que se considerarmos apenas as actividades relacionadas com importações e as exportações, esse impacto é de cerca de 54 mil milhões de euros (37,3 mil milhões de euros por via das importações e 16,6 mil milhões por via das exportações).

Ali se conclui também que a actividade de cruzeiros no porto de Lisboa tem um impacto económico de 194 milhões de euros e que as actividades portuárias polarizadas naquela infra-estrutura têm um impacto económico de 4,4 mil milhões de euros.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill