“As ameaças aos setores portuário e marítimo estão em constante evolução, assim como a resposta da IMO a essas questões", referiu o Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim.

O Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim, destaca o trabalho da organização e a resposta da mesma a um cenário de segurança marítima em constante mudança, reforçando também que o sector marítimo, crucial, pode impulsionar a economia em crescimento.

O parecer positivo do Secretário-Geral foi emitido esta Sexta-feira, na Escola de Guerra Naval do Rio de Janeiro, numa reunião sob o tema “Segurança marítima no século XXI”, e conclui que “as ameaças aos sectores portuário e marítimo estão em constante evolução, assim como a resposta da IMO a essas questões”.

Isso traduz-se, segundo o próprio, na avaliação de propostas como navios autónomos, conhecidos como Maritime Autonomous Surface Ships (MASS), não só no campo regulatório, como no campo da segurança ou mesmo da responsabilidade legal, não desprezando a protecção do ambiente marinho.

Também a segurança cibernética e a vulnerabilidade potencial da tecnologia de informação a bordo e dos sistemas de tecnologia operacional representam um tópico para a qual, o Secretário-Geral, diz estar desperto.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill