A IMO fez uma parceria com o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento para tornar o transporte marítimo mais verde e atingir os objectivos de Agenda 2030.
Alphaliner
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa) e o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) anunciaram uma parceria para promover o transporte marítimo sustentável. A cooperação foi formalizada no dia 8 de Fevereiro, em Londres, num Memorandum de Entendimento (MoU) – o primeiro entre a IMO e um Banco – subscrito por Phil Bennett, o primeiro Vice-Presidente do BERD, e Kitack Lim, Secretário-Geral da IMO.

Ambas as organizações trabalharão para fornecer não só financiamento, como serviços de consultoria técnica, preparação e planeamento de projectos e desenvolvimento institucional (com os Governos nacionais), começando por iniciativas conjuntas no Azerbaijão, Egipto, Geórgia, Marrocos, Tunísia e Turquia. Em casa estão medidas que servirão para auxiliar na implementação de estruturas para uma indústria marítima justa, efectiva e sustentável.

“Esta parceria estratégica, combinada com o mandato global da IMO e o alcance e a experiência do BERD em investimentos e finanças, deve contribuir muito para o transporte sustentável e para a implementação das Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, referiu o Secretário-Geral da IMO.

“Apelando aos seus princípios verdes, o BERD está a investir nos portos, nos estaleiros e nas companhias de transporte para encorajar o desenvolvimento das auto-estradas do mar e numa visão internacional para transformar o transporte marítimo numa alternativa ao transporte terrestre amiga do ambiente. Com a experiência da IMO queremos ajudar as economias onde investimos e as companhias que financiamos a tornar o transporte marítimo mais verde e sustentável”, referiu Phil Bennett.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill