Por lapso, uma fotografia de um porta-aviões chinês de terceira geração foi publicada numa rede social, revelando alguns segredos do navio. A retirada da imagem, porém, não impediu a sua publicação num jornal chinês nem no portal oficial do Exército Popular de Libertação
China Shipbuilding Industry Corporation

Recentemente, a China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC), publicou um post com a fotografia de um terceiro porta-aviões chinês, revelando novos detalhes do seu design e das suas capacidades. A divulgação da imagem, publicada numa rede social, foi considerada imprudente, levando à sua retirada da conta da CSIC na rede social WeChat, sugerindo algum secretismo relativamente ao navio, refere o Maritime Executive.

Todavia, o jornal semi-oficial chinês em língua inglesa Global Times reproduziu o post com a fotografia numa notícia online, que surgiu igualmente na homepage do portal oficial do Exército chinês, tal como a fotografia, refere o Maritime Executive.

Um antigo perito em defesa do Exército chinês, Song Zhongping, terá admitido ao Global Times que a fotografia em causa revela que o terceiro porta-aviões da China será equipado com um sistema electromagnético de lançamento de aviões – tecnologia que ainda está em desenvolvimento nos Estados Unidos – e terá propulsão convencional, segundo o Maritime Executive. Uma análise que vem confirmar relatos de que a CSIC irá combinar estas duas tecnologias num porta-aviões de terceira geração em vez de passar directamente para a propulsão nuclear.

A publicação refere também que um outro porta-aviões de quarta geração já está em desenvolvimento e recorda que a CSIC anunciou em Fevereiro a intenção de construir o primeiro porta-aviões nuclear da China até 2025. Alguns analistas têm também mantido que a China quer ter quatro porta-aviões ao serviço em 2030.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill