Organização sindical mobiliza estivadores de todo o mundo
Porto de Mariel

O International Dockworkers’ Council (IDC), uma associação não lucrativa composta por 92 organizações de 41 países vocacionada para a defesa dos interesses dos trabalhadores portuários, está a desenvolver uma campanha internacional de apoio aos estivadores espanhóis, que mantêm desde há cerca de duas semanas um conflito laboral com o Governo de Espanha.

Segundo o IDC, “representantes de milhares de trabalhadores dos cinco continentes enviaram cartas ao sindicato espanhol Coordinadora Estatal de Trabajadores del Mar (CETM), à ministra das Obras Públicas, Íñigo de la Serna, e a várias Embaixadas e Consulados espanhóis”, com o objectivo de contribuir para uma solução que coloque termo ao conflito.

Na origem da crise está a intenção do Governo espanhol de aprovar unilateralmente uma legislação que, segundo o IDC, “mina anos de crescimento dos portos espanhóis”. Segundo Jordi Aragunde, Coordenador Geral da IDC, “o Governo espanhol tem que reverter um acordo que 90% das empresas já assinaram com os trabalhadores e efectuar o seu próprio acordo” em conformidade com a posição da Comissão Europeia confirmada pelo Tribunal do Luxemburgo, que instou Espanha a modificar o seu actual modelo da actividade de estiva.

Para o mesmo responsável, sob a perspectiva dos estivadores, é importante que o Governo espanhol cumpra a Convenção 137 da Organização Internacional do Trabalho, ratificada por Espanha, que garante o emprego permanente e regular dos estivadores, mantém um registo regular para todas as categorias destes profissionais e estipula que os trabalhadores registados devem ter prioridade no trabalho.

Segundo o IDC, se o Executivo espanhol não satisfizer as pretensões dos estivadores, estes promoverão uma greve, prevista para os dias 20, 22 e 24 de Fevereiro, e o IDC realizará uma reunião de emergência, no dia 21 de Fevereiro, em Algeciras, com o objectivo de analisar a situação.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill