Num estudo agora divulgado pela ICS (International Chamber of Shipping), é defendido que as bandeiras de conveniência têm tanto valor como quaisquer outras bandeiras de registo nacionais.

De acordo com um recente estudo publicado pela ICS, é defendido não existirem quaisquer razões substanciais para a arbitrária distinção entre as designadas bandeiras de conveniência ou registos abertos e as ditas tradicionais bandeiras de registo nacional.

Nesse sentido, afirma-se mesmo que, encontrando-se mais de dois terços da frota mundial registada nos oito maiores registos abertos, todos demostraram ter atingido elevados graus de desempenho no último ano, não se justificando assim uma distinção que talvez fizesse sentido há 20 anos mas não já actualmente.

O estudo da ICS é baseado em critérios como os registos do Port State Control, a ratificação das convenções IMO e ILO, bem como a participação nas reuniões da IMO.

Como se sabe, os registos de bandeira são primordialmente responsáveis pela inspecção de navios e garantia dos respectivos aspectos legais, cabendo aos respectivos operadores a conformidade e observação dos aspectos relacionados com a segurança e ambiente.

Os resultados do estudo podem ser visto e acedidos através do próprio site da IMO.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill