Experiência estudou formas de impedir colisão de icebergs com infra-estruturas marítimas
Iceberg

A empresa petrolífera russa Rosneft, em colaboração com o Arctic Science Center e o Arctic and Antarctic Research Institute (AARI) concluíram com êxito várias experiências de reboque de icebergs no Árctico, no âmbito da expedição Kara-leto-2016, refere o site informativo Green4Seas.

Segundo o site, os peritos conseguiram fazer deslocar um iceberg com mais de um milhão de toneladas, naquilo que foi a primeira experiência do género no Árctico russo e um importante acontecimento científico mundial.

Segundo o site, decorreram 18 experiências relacionadas com o reboque de icebergs, com o auxílio do quebra-gelos «Kapitan Dranitsyn». Desta forma, os investigadores conseguiram inclusivamente juntar dois icebergs num só, entre outras operações.

A grande vantagem destas experiências parece estar no conhecimento adquirido e permitirá estudar soluções técnicas que impeçam a colisão de icebergs com plataformas petrolíferas offshore, por exemplo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill