Empresa do grupo Hyundai Heavy Industries construiu primeiro mega petroleiro do mundo já equipado com scrubber
Dreadnought

A Hyundai Samho Heavy Industries (HSHI), uma subsidiária do grupo Hyundai Heavy Industries (HHI), anunciou ter construído o primeiro very large crude carrier, ou VLCC (navios com um porte bruto, ou deadweight tonnage, até 320 mil toneladas, normalmete com 300 a 330 metros de comprimento e usados no transporte de crude) do mundo equipado com depuradores de gases de escape (os chamados scrubbers).

O navio, baptizado Almi Atlas, tem 336 metros de comprimento, um porte bruto de 310 mil toneladas e um scrubber que reduz as emissões de enxofre a menos de 0,5%, antecipando já as imposições da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa) que se tornarão obrigatórias para o transporte marítimo a partir de 2020.

De acordo com informações vindas a público, o sistema de tratamento de gases instalado a bordo tem 11 metros de altura por 8,3 metros de largura e usa água do mar para proceder à limpeza dos resíduos dos gases de escape. Para a HSHI, os scrubbers serão o sistema preferido para os navios verdes, que tenderão a substituir os navios mais velhos à medida que estes forem saindo do mercado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill