A um ano do fim do acordo de parceria estratégica com a 2M, o novo CEO da HMM pode estar a preparar a integração da sua empresa na aliança
Hyundai Merchant Marine

O novo CEO da Hyundai Merchant Marine (HMM), Jae-hoon Bae, desejará que esta se torne membro pleno da aliança 2M, que reúne a Maersk e a MSC, segundo terá referido ao Wall Street Journal uma fonte bem informada sobre os projectos da empresa sul-coreana, noticiava há dias o World Maritime News.

Foi neste contexto que o CEO da HMM programou uma visita à Dinamarca e à Suíça, onde estão sedeadas as duas empresas da 2M, com o objectivo de ampliar o acordo estratégico que a sua empresa já tem com a aliança e que o próprio Jae-hoon Bae já tinha manifestado intenção de consolidar,refere o mesmo jornal.

O World Maritime News recorda que em 2017 a HMM assinou um acordo com a Maersk e a MSC para uma parceria estratégica nas rotas marítimas Leste-Oeste, que termina em Abril de 2020, embora com uma opção de extensão. O acordo abrange permutas e aquisições de espaço para colocação de carga a bordo dos navios e a transferência para a 2M de fretes e operações sob responsabilidade da HMM.

Em 2018, alguns observadores manifestaram preocupações com o futuro da HMM depois do fim do acordo com a 2M, que nem era sequer vantajoso para a empresa sul-coreana enquanto não fosse membro pleno da aliança. E em Dezembro, fonte da HMM terá admitido ao World Maritime News que o futuro da cooperação com a 2M era incerto, mas que se mantinha uma boa relação.

Entretanto, o jornal lembrou que a HMM não é a única empresa a manter acordos cm a 2M e apontou o caso da ZIM, que firmou um acordo em Julho de 2018 para troca de espaço na rota Ásia-Costa Leste dos Estados Unidos, ampliado em Janeiro deste ano para as rotas Ásia-Costa Oeste dos Estados Unidos e Ásia-Mediterrâneo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill