A maior transportadora marítima sul-coreana, porventura inspirada na recente experiência de um navio russo e na abertura cada vez maior do Árctico à navegação, estuda a hipótese de transferir serviços da rota pelo Canal do Suez para a Rota do Mar do Norte
Hyundai Merchant Marine

A Hyundai Merchant Marine (HMM) considera começar a navegar pela Rota do Mar do Norte, que atravessa o Árctico russo, e pode iniciar os primeiros ensaios até 2020, revelam meios de comunicação internacionais.

Se o projecto se concretizar, a maior companhia de transporte marítimo sul-coreana será a primeira do país a usar esta rota, na qual espera colocarão serviço os seus porta-contentores com capacidade para 2.500 a 3.500 TEU, provavelmente com o auxílio de navios quebra-gelos.

Segundo diversas fontes internacionais, o presidente sul-coreano, Moon Jae, e o presidente russo, Vladimir Putin, terão debatido a cooperação no Árctico durante a cimeira do G20, no princípio de Julho, na Alemanha.

Actualmente, a HMM utiliza as rotas convencionais pelo Canal de Suez e o Oceano Índico, mas a perspectiva de menores distâncias e redução de custos graças ao uso da rota do Ártctico, cada vez mais possível devido às alterações climáticas, torna a ideia interessante para a empresa.

Recorde-se que recentemente o navio russo Christophe de Margerie, da Sovocomflot, tornou-se o primeiro navio mercante a cruzar a rota do Árctico sem recurso a um quebra-gelos, estabelecendo o recorde de 19 dias entre Hammerfest, na Noruega, e Boryeong, precisamente na Coreia do Sul, menos 30 por cento do tempo necessário para estes destinos pela rota do Canal de Suez.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill