A maior construtora naval do mundo quer adquirir a segunda maior e assumir assim 20% do mercado mundial do sector, formando um gigante capaz de competir com os concorrentes chineses
Porto de Colombo

A sul-coreana Hyundai Heavy Industries (HHI), a maior construtora naval do mundo, manifestou interesse em adquirir a sua compatriota Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME), referem vários meios de comunicação internacionais. Se o negócio se concretizar, a HHI controlará cerca de 20% do mercado mundial da construção naval, refere a Reuters.

Segundo tem sido referido, a DSME foi fortemente afectada pela crise da construção naval de 2017 e depois de várias intervenções e resgates financeiros do Governo, o principal credor da empresa, o Banco público KDB, tornou-se o seu principal acionista, com uma parcela de 55%. Refere-se também que desde 2017, o Governo de Seul tem procurado vender a empresa e o Wall Street Journal diz mesmo que têm decorrido negociações com o KDB desde há mais de um ano para este efeito.

O Safety4Sea, com base em informações da agência noticiosa Yonhap Infomax, refere que a HHI dirigiu uma carta de intenções ao KDB para aquisição de parte da DSME. Por sua vez, o Banco terá emitido um comunicado no qual afirmava que assinou um Memorando de Entendimento com a HHI, que inclui um apoio líquido à DSME de 1,9 mil milhões de euros.

E o CEO da DSME já terá admitido ter posicionado a empresa para ser vendida, bem como apresentado uma estrutura organizacional para o mercado da construção naval sul-coreano assente em duas grandes empresas e não em três, como até aqui (além da HHI e da DSME, existe outro gigante sul-coreano do sector, a Samsung Heavy Industries, ou SHI).

Uma combinação da HHI e da DSME estará melhor posicionada para competir com os estaleiros rivais chineses, designadamente os da CSSC e CSIC, detidos pelo Estado e que juntos têm receitas anuais estimadas em mais de 65 mil milhões de euros, acima das receitas agregadas da HHI, DSME e SHI.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill