Em 2017, o porto registou 12,3 milhões de passageiros, para o que contribuiu fortemente a relação especial entre Helsínquia e Talin, bem como o interesse crescente da Finlândia e do Báltico entre os turistas asiáticos
Cruise Lines International Association

O movimento de passageiros no porto de Helsínquia, na Finlândia, atingiu os 12,3 milhões em 2017 (+2,4% do que em 2016), tornando-se o porto do género mais movimentado da Europa o ano passado, segundo o Maritime Executive. Os passageiros geraram 1,6 milhões de euros de receitas em operações portuárias, que significam 15 mil empregos, e tiveram um impacto de 805 milhões de euros na região de Helsínquia.

Neste contexto, foi e continua a ser importante a relação entre Helsínquia e Talin, a capital da Estónia, duas cidades geminadas, contribuindo para um aumento do tráfego por ferry entre ambas. Em 2017, 9 milhões de passageiros circularam entre as duas cidades, mais 2,3% do que em 2016. Igualmente importante tem sido o interesse que a Finlândia e a zona do Báltico tem despertado no mercado asiático.

“Nos últimos anos, as companhias de navegação introduziram navios maiores e mais rápidos para a rota Helsínquia-Tallin e aumentaram ao mesmo tempo as suas capacidades de passageiros durante nas épocas altas”, explicou Kari Noroviita, Director responsável pelos passageiros. “O porto de Helsínquia, entretanto, respondeu à procura, aumentando significativamente a sua capacidade de tráfego agendado para Tallinn”, abrindo um novo terminal, acrescentou.

Em 2017, Helsínquia registou 266 visitas internacionais de cruzeiros e 478 mil (+ 16,8%) passageiros de cruzeiros, o que o Maritime Executive apelida de “recorde histórico”. E o porto de Helsínquia alcançou também níveis recorde de movimento de mercadoria em 2017, tornando-se o primeiro porto geral do país para o tráfego internacional de mercadorias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill