A Guarda Costeira Líbia deteve, em águas internacionais, um navio Espanhol de uma Organização Não Governamental de resgate de imigrantes no Mediterrâneo, obrigando-o a dirigir-se para um porto não especificado da Costa.

De acordo com declarações dos envolvidos no incidente, tripulantes do Golf Azzurro, um antigo arrastão adaptado, a Guarda Costeira abordou o navio em águas internacionais, ameaçando disparar caso não os seguissem até um porto na Costa onde permaneceram em detenção por quase duas horas, sendo então libertados.

Este incidente ocorre após a declaração do Governo Líbio respeitante à criação de uma zona de exclusão marítima ao largo da Costa Líbia, na sequência da qual o Grupo Alemão,  Sea Eye, como os Médicos Sem Fronteiras e a Organização Save the Children, declaram suspender todas as operações de resgate no Mediterrâneo.

Entretanto, na Catania, em Itália, o Promotor Público local, Carmelo Zuccaro, terá iniciado uma investigação sobre a possibilidade de algumas ONG presentes no Mediterrâneo não se estão a envolver numa «associação criminosa», mantendo estreito laços de relação como os traficantes de seres humanos de forma a facilitar o resgate e salvamento dos respectivos potenciais imigrantes.

Apesar de Carmelo Zuccaro reconhecer não ter ainda qualquer prova para acusação, a investigação parece estar a avançar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill