Construída nos estaleiros da Navaltagus do Grupo ETE, a nova barcaça multifunções foi encomendada pela Transfluvial Navegación com a principal finalidade de servir o transporte fluvial de madeira a uma das maiores fábricas de celulose e pasta de papel do mundo, a Montes del Plata.

Baptizada como Punta Tigre, a nova barcaça multifunções foi construída num prazo de seis meses nos estaleiros da Navaltagus, empresa de engenharia, construção e reparação naval do Grupo ETE, tendo 13,8 metros de comprimento e um deslocamento de 77 toneladas, encontrando-se equipada com dois motores de 285 cv @ 1800 rpm.

Embarcação robusta e versátil, podendo funcionar tanto como rebocador como executar funções de carga e descarga, entre outras tarefas auxiliares, encontra-se igualmente equipada com uma grua de 9 m e capacidade de levantamento de 1,3 toneladas.

Segundo Luís Figueiredo, Administrador do Grupo ETE, «o Punta Tigre é um exemplo da capacidade de inovação e tecnologia em construção naval de Portugal; significa também que somos uma referência internacional nesta área e que temos, como tal, todas as condições para criar valor para os nossos clientes, mas também para o país.»

A Montes del Plata está localizada em Conchillas, na costa sul do Uruguai, já perto da fronteira com a Argentina. Foi fundada em 2009 por duas grandes empresas líderes internacionais do sector florestal, a Arauca, de origem chilena, e a Stora Enso, de origem sueca e finlandesa. Gere actualmente 145 mil hectares de plantações de eucalipto no país, produz 1,4 milhões de toneladas de celulose por ano e assegura 6 500 postos de trabalho directos e indirectos, num negócio que representa 1,7% do PIB do Uruguai e que é responsável por 7% das suas exportações.

Como se sabe, no Continente Ibero-Americano, o Grupo ETE encontra-se envolvido em operações de navegação fluvial no Uruguai e na Colômbia, onde dispõe ainda de uma grua flutuante de grande capacidade para execução de trabalhos de carga e descarga de navios e apoio a obras marítimas e portuárias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill