Porto de Paranguá
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O China Merchants Group (CMG), detido pelo Estado chinês, está a negociar a aquisição uma participação de 50% na empresa Terminal de Contentores de Paranguá (TCP) detida pela Advent International Corp, revelam vários meios de comunicação internacionais. De acordo com as mesmas fontes, o valor do negócio deverá rondar os 942 milhões de euros.

A TCP também tem como accionista a APM Terminals, do Grupo Maersk, e gere o terminal de contentores do porto de Paranguá, no Estado do Paraná, sendo comsiderado o segundo mais movimentado do Brasil, segundo o World Maritime News. Já para o jornal O Estado de São Paulo, é o terceiro maior terminal de contentores do país, atrás dos de Santos Brasil e Brasil Terminal Portuário, ambos no porto de Santos.

É considerado um dos mais modernos do Brasil e tem sido objecto de elevados investimentos nos últimos anos, destinados à renovação de equipamentos e infra-estruturas, com impactos positivos na produtividade da TCP. Em 2015, segundo o jornal O Estado de São Paulo, em 2015, o porto de Paranguá movimentou 815,6 mil TEU. E actualmente tem o maior número de infra-estruturas para manutenção de contentores de produtos refrigerados do país.

Quanto à CMG, segundo o mesmo jornal, trata-se do maior investidor e operador de estradas na China, com “8.147 km de estradas, pontes e túneis em 18 províncias”, além de ter 31 terminais portuários disseminados por 18 países. Diz o jornal que a entrada na TCP poderia ser uma porta de entrada da CMG em negócios no sector das infra-estruturas de transportes brasileiro, actualmente carente de investimentos.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a TCP e a CMG estão em fase adiantada de negociações. Em 2016, “o TCP contratou os bancos BTG Pactual e Morgan Stanley para assessorá-lo nas negociações” e o grupo chinês “contratou o Banco Santander”. Antes disso, o TCP negociou esta venda com a Dubai Port World (DP World), sócio da Odebrecht na Embraport, mas a possibilidade de acordo fracassou, depois do afastamento da empresa árabe, refere o World Maritime News.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. Exposição: Convento das Trinas – Anos 40-Hoje

    Abril 18 @ 10:00 - Maio 5 @ 17:00
  2. Workshop – Profissões de Mar no Feminino

    Abril 27 @ 14:00 - 18:00
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill