Os novos navios serão alimentados a electricidade em porto e serão mais eficientes na relação consumo/tonelagem transportada do que os navios até aqui usados pela empresa
Grimaldi

O grupo Grimaldi encomendou a construção de seis navios ro-ro no valor de 329,6 milhões de euros (cerca de 400 milhões de dólares) ao estaleiro chinês Jinling Shipyard.

Dos seis navios, que deverão ser entregues em 2020, três serão operados pela Grimaldi Lines nas auto-estradas do mar do Mediterrâneo, e os outros três serão adquiridos pela Finnlines no Mar Báltico, refere a Grimaldi.

Os navios serão híbridos e terão um design pioneiro do grupo, denominado Grimaldi Green 5th Generation, o que significa que utilizarão um combustível fóssil durante a navegação e serão alimentados a electricidade enquanto atracados em porto.

Segundo a empresa, a electricidade em porto “será fornecida por baterias de lítio, alimentadas por 600 metros quadrados de painéis solares e por sistemas de regeneração de energia”.

Os novos navios terão 238 metros de comprimento, uma tonelagem bruta de 64 mil toneladas e uma capacidade para transportar 7.800 metros lineares de carga rodada, o equivalente a 500 trailers, sem aumento do consumo de combustível. Segundo informa o grupo, a capacidade e carga destes navios é o dobro da dos maiores navios operados até agora pela Grimaldi e o triplo da capacidade da geração anterior de navios ro-ro. Como à mesma velocidade consumirão o mesmo volume de combustível, regista-se um aumento da eficiência no consumo por tonelada transportada.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill