O Arctic Sunrise, navio da Greenpeace, fará uma expedição à Antárctida não só para fazer pesquisas científicas, mas também para demonstrar a importância de proteger a área.
Greenpeace

A organização ambientalista Greepeace lançou uma campanha para apoiar a criação de uma grande área protegida – a maior do planeta, com 1,8 milhões de quilómetros quadrados – na Antárctida, refere o Green4Sea. Nesse contexto, vai promover uma expedição que implicará, pela primeira vez, a presença de humanos no fundo marinho do Mar Weddell.

A área em questão foi proposta pela União Europeia para ser um santuário oceânico, e estará em análise pela Commission for the Conservation of Antarctic Marine Living Resources (CCAMLR) em Outubro de 2018. Segundo a mesma fonte, a expedição tem como principal objectivo despertar um movimento global que exija que os governos de todo o mundo protejam a Antártica.

Durará três meses e envolverá o navio do Greenpeace, Arctic Sunrise, que terá a bordo, além dos marinheiros, uma equipa de 35 cientistas. Segundo Amanda Larsson, uma activista do Greenpeace, haverá uma equipa para efectuar pesquisas científicas em submarinos, identificar ecossistemas marinhos vulneráveis ​​(que enfrentam pressões das mudanças climáticas, sobre-pesca e poluição), novas espécies no fundo do mar, incluindo nos corais, e identificar a presença de qualquer poluição plasmática na área.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill