Distinção Platinium é um outro nível da Green Award, para incentivar mais embarcações a navegar com zero emissões
Green Award

A iniciativa Green Award anunciou a introdução de uma qualificação Platinium para navios de navegação interior que, actualizados com as novas tecnologias, navegam algumas horas por dia com zero emissões de CO2, SOx, NOx e PM, e que constitui um grau de certificação complementar aos níveis de já existentes – bronze, prata e ouro. Esta “nova categoria de prémio” surge na esperança do reconhecimento por parte dos portos e de outras empresas para estas questões.

A Green Award Foundation é responsável pelos procedimentos de certificação “Green Award”, atribuída aos navios que cumprem determinados padrões de segurança e salvaguarda ambiental. Nesse sentido, querem melhorar os requisitos, actualizando-os para enfrentar os novos desafios, uma vez que a tecnologia vai permitindo melhor desempenho.

Já tinha sido lançado em 2011 um programa de certificação para navios de águas interiores, mas o número de embarcações de navegação interna certificadas tem crescido desde então, atingindo 631 embarcações. A primeira embarcação de navegação interior com zero emissões deverá ser certificada em 2018. No futuro, a Green Award Foundation considera a introdução da qualificação Platinum também para a navegação em mar alto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill