A Grécia assinou um acordo de venda de 67% do porto de Salónica a um consórcio privado, no âmbito do plano de resgate financeiro do país. O acordo depende ainda de alguns formalismos, mas deverá estar concluído no 1º trimestre do próximo ano
CMA CGM

O Hellenic Republic Asset Development Fund (HRADF) assinou um acordo para venda de 67% do porto de Salónica, na Grécia, ao consórcio South Europe Gateway Thessaloniki (SEGT) Limited, que reúne o Deutsche Invest Equity Partners, o Belterra Investments (controlado por Iva Savvidis, dono do clube grego PAOK) e o Terminal Link SAS (da CMA CGM), por 231,9 milhões de euros.

O acordo insere-se no plano internacional de resgate financeiro da Grécia, que prevê a privatização dos portos do país, e está estimado em 1.100 milhões de euros, envolvendo um investimento de investimentos obrigatórios de 180 milhões ao longo dos próximos sete anos e distribuição de receitas das concessões.

Está igualmente prevista a distribuição de dividendos ao HRADF, que representa o Estado grego, relativos aos 7,22% de participação pública que a Grécia mantém no porto, e investimentos previstos até 2051.

O acordo foi assinado em 21 de Dezembro, depois de aprovado por um Tribunal de Auditoria, e está dependente da aprovação de uma autoridade grega para a concorrência (Hellenic Competition Commission), segundo refere o HRDADF em comunicado. Terá ainda que ser ratificado pelo Parlamento grego e deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2018.

Recorde-se que em 2016, a Grécia vendeu uma participação de 51% no porto do Pireu ao Cosco Group, da China, por 280,5 milhões de euros.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill