Embarcação tinha o motor avariado e já estava cheia de água

Ontem, 15 de Dezembro, a Polícia Marítima (PM), integrada na missão POSEIDON SEA (desde 1 de Outubro), socorreu uma embarcação cheia de água e cujo motor estava avariado. O resgate deu-se no meio da travessia entre a Turquia e a Ilha Grega de Lesbos.

O mau estado do mar, durante a operação de salvamento, obrigou a um resgate rápido. Segundo a Polícia Marítima os emigrantes estavam em pânico dentro da embarcação que, por estar cheia de água, rapidamente podia afundar-se.

O pânico e a ideia de que nem todos conseguiriam ser salvos pela equipa da PM levou a que muitos se lançassem à água “correndo risco de entrar em hipotermia”.

No total foram resgatadas dezasseis crianças, sete mulheres e 25 homens, os quais foram colocados a bordo da lancha TEJO, e a quem foram distribuídas águas e mantas térmicas, sendo posteriormente transportados para o porto de Molyvos.

Já o bote que transportava os emigrantes foi rebocado, não só por conter no seu interior os pertences dos resgatados, mas também por constituir um perigo à navegação (caso fosse abandonado no local).

Feitas as contas, até à data a equipa da Polícia Marítima já resgatou, em segurança, cerca de 1500 emigrantes e refugiados.

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill