Gregos, malteses e cipriotas defendem menos burocracia no transporte marítimo para navios que escalem portos da União Europeia e consideram que tal contribuiria para tornar o sector mais competitivo
Graneleiros

Numa reunião recente, os ministros com tutela do transporte marítimo na Grécia, Malta e Chipre concordaram que a União Europeia (UE) deve reduzir a burocracia neste sector para impulsionar o seu crescimento, refere o Safety4Sea. E recordaram que o transporte marítimo representa 2,1 milhões de postos de trabalho e 142 mil milhões de euros na Europa.

De acordo com o ministro grego, Panagiotis Kouroumplis, a UE deve encontrar formas de reduzir a burocracia na indústria marítima para a tornar mais competitiva. Já Natasa Pilides, ministra cipriota, destacou o facto de os três governantes terem debatido formas comuns de ultrapassarem o problema da poluição. E Ian Borg, ministro maltês, reconheceu que estão a ser estudadas todas as directivas europeias geradoras de fardos administrativos, como a do reconhecimento mútuo das qualificações dos marítimos, refere a mesma publicação.

Recorde-se que na última semana, a Comissão Europeia (CE) adoptou uma proposta visando reforçar a harmonização relativamente ao fornecimento de dados pelos navios sempre que escalam portos da UE. A proposta será agora avaliada pelo Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, respectivamente.

A proposta prevê um interface comum que os navios podem utilizar para reportar a informação devida, independentemente do porto que escalam. Prevê igualmente que os navios só tenham que reportar determinada informação uma vez e a redução do tipo de informação específica que devem prestar.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill