Dados da Clarksons Research revelam que armadores gregos assumiram a dianteira mundial entre os donos de navios mercantes. Mas é o Japão que possui o maior volume de encomendas de novos navios
Clarksons Research

A Grécia possui a maior frota mundial de marinha mercante, equivalente a 210,1 milhões de tonelagem bruta, refere o World Maritime News com base em dados da consultora Clarksons Research.

Este dado reflecte uma série de alterações recentes no panorama internacional do transporte marítimo, patente no volume de encomendas de navios. O Japão surge com a segunda maior frota (164,2 milhões de tonelagem bruta), mas tem o maior volume de encomendas: 488 navios, equivalentes a 28,2 milhões de tonelagem bruta.

Na sequência vaga de encomendas imediatamente anterior à crise económica mundial de 2008 (416,6 milhões de tonelagem bruta em Outubro desse ano), os armadores gregos detinham o maior volume de pedidos de navios, à frente dos alemães, mas desde então essa situação alterou-se.

Segundo o jornal, no início de 2011, a China tinha o segundo maior volume de encomendas de navios e entre 2012 e 2015 competiu com a Grécia pela posição dianteira nessa matéria, atingindo o maior volume de encomendas em 2016. Em Dezembro, o Japão substituía a China nessa posição.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill