Estrutura e impacto visual concebidos para repelir acessos indesejados
Assembleia da República

Depois de dois anos de investigação, a Gray Page apresentou recentemente o seu novo sistema de protecção contra a pirataria marítima, denominado DFENCE. O inovador sistema foi concebido para prevenir o acesso indesejado de pessoas a bordo por via lateral, e é aplicável a navios, plataformas de exploração petrolífera e outras plataformas de utilização offshore.

O DFENCE é composto por três módulos exteriores, cada qual com o seu perfil, dificultando o acesso a bordo, dado que o sistema foi concebido para “repelir, desviar e desestabilizar escadas, postes ou outros meios de escalada”, refere a empresa. Dispõe ainda de um impacto visual que permite destacar a postura de segurança adoptada pelo navio e a silhueta do próprio sistema.

Segundo James Wilkes, da Gray Page, ao longo dos anos, a empresa tem vindo “a tornar os navios mais seguros face a ameaças, como a pirataria” e tem estudado formas “de defender o seu perímetro, utilizando arame farpado e outras medidas de improviso”. Mais recentemente, a empresa tem testado “barreiras de segurança produzidas por outras companhias”. O mesmo responsável acrescenta que “o problema é que embora cada uma das soluções tenha uma ou todas as condições de segurança que procuramos, nenhuma é tão prática num ambiente marítimo como desejávamos que fosse”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill