O mercado dos graneleiros está em alta e já superou o dos navios tanque, num contexto em que a frota global da marinha mercante está avaliada em 512 mil milhões de euros, segundo a VesselsValue
Graneleiros

A frota global de marinha mercante está estimada em 512 mil milhões de euros e o segmento mais valorizado é o dos graneleiros, avaliado em 158 mil milhões de euros, segundo dados da analista VesselsValue relativos a Março deste ano. Todavia, no total, a frota de marinha mercante desvalorizou-se 34,7 mil milhões de euros desde 2015. E nesse período, enquanto os navios tanque desvalorizaram 40,4 mil milhões de euros, os graneleiros valorizaram 45,3mil milhões de euros.

O segundo segmento mais valorizado é o dos navios tanque (155,7 mil milhões de euros), seguido pelos porta-contentores (93,2 mil milhões de euros), navios de gás natural liquefeito, ou GNL (59,2 mil milhões de euros), navios de gás de petróleo liquefeito, ou GPL (24,2 mil milhões de euros), e pequenos navios de granéis sólidos (20,8 mil milhões de euros), considerando apenas os cinco principais segmentos.

De acordo com a VesselsValue, a valorização dos graneleiros, especialmente ao longo dos últimos dois anos, depois de um período de curtos ganhos, devido ao excesso de capacidade instalada, que encorajou ao seu desmantelamento, embora a procura continuasse a aumentar. Com o reequilíbrio do mercado, as tarifas subiram e induziram investimentos nesta frota.

Em contrapartida, os navios tanque foram afectados também por uma capacidade excedentária, com maior volume de entregas do que navios mais antigos enviados para desmantelamento. No entanto, a própria VesselsValue já adiantou que os próximos anos prometem ser vantajosos para este segmento, conforme divulgámos neste jornal.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill