O ministro da Defesa admitiu no Parlamento que está pronta a Resolução de Conselho de Ministros para avançar com o projecto, que irá entra em processo legislativo
Portos dos Açores

Está pronta a Resolução do Conselho de Ministros que irá responsabilizar o Governo pelo já anunciado projecto para um Centro de Segurança do Atlântico, admitiu esta semana na Comissão Parlamentar de Defesa o ministro da Defesa, Azeredo Lopes. O centro deverá situar-se na Base das Lajes, na Ilha Terceira, nos Açores, e foi proposto em 2017 aos Estados Unidos, que o terão acolhido positivamente.

Esta semana, na Assembleia da República, Azeredo Lopes reconheceu que é importante contar com o apoio dos Estados Unidos neste projecto, algo que parece garantido, considerou o ministro. Mas o Governo pretende que este seja um projecto internacionalmente mais amplo e espera contar com a participação de outros países. Em Setembro, Azeredo Lopes reconheceu que o centro não iria estar necessariamente, sob jurisdição da NATO, embora pudesse vir a tornar-se num centro de excelência da Aliança Atlântica.

Em causa está um centro multinacional vocacionado para a segurança marítima, por via do estudo, formação e treino militar, capaz de reunir competências dos três ramos das Forças Armadas. Esta semana, o ministro reconheceu que esta é uma decisão lógica e muito política, que valoriza o empenho do Governo na defesa dos Açores.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill