Pedro Siza Vieira anunciou uma linha de apoio financeiro de 50 milhões de euros para apoio às empresas, entre outras medidas
Ana Paula Vitorino

O Governo decidiu aprovar medidas para facilitar a adaptação das empresas portuguesas a um cenário de pós-Brexit sem acordo, em que o Reino Unido passará a ser considerado «país terceiro» relativamente a União Europeia (UE), conforme anunciou ontem Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, depois de uma reunião do Conselho de Internacionalização da Economia com representantes das associações empresariais portuguesas.

Segundo anunciou o ministro, o Governo vai aprovar na próxima Quinta-feira uma linha de financiamento às empresas “no montante inicial de 50 milhões de euros”, para que se adaptem internamente às alterações decorrentes do Brexit e diversifiquem os seus mercados de exportação. Para o Executivo, tais alterações implicarão custos acrescidos e dificuldades, designadamente motivados pelo regresso da sujeição do tráfego de mercadorias entre o Reino Unido e os Estados membros da UE a controlos alfandegários e aduaneiros há muito extintos.

Pelos mesmos motivos, o Governo também vai aprovar incentivos de análise dos impactos do Brexit na actividade exportadora de cada empresa, continuar a promover acções de divulgação das formalidades que possam ser aplicáveis às relações comerciais entre o Reino Unido e as empresas portuguesas (com a AICEP e a CIP) e capacitar os centros locais de atendimento do IAPMEI para prestar assistência às empresas.

Considerando que o Reino Unido é o principal mercado turístico de Portugal, Pedro Siza Vieira referiu também que o Governo vai procurar manter o fluxo turístico entre os dois países, recorrendo a campanhas promocionais da imagem do nosso país junto dos turistas britânicos e facilitando o controlo de passaportes aos cidadãos britânicos em Portugal, principalmente nos aeroportos de Funchal e Faro.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill