Por Despacho, o Governo estabeleceu mínimos para cinco espécies
Aquicultura

Na sequência da aprovação do regime jurídico da instalação e exploração de estabelecimentos de aquicultura, o Governo publicou ontem um Despacho em que estabelece as dimensões mínimas para comercialização aplicáveis a algumas espécies provenientes desse método de produção.

Segundo o Governo, esta medida justifica-se quer pela necessidade de manter a sustentabilidade dos recursos naturais, quer pela harmonia com os tamanhos mínimos estabelecidos para a comercialização no âmbito da pesca comercial.

Assim, o Governo estabeleceu agora que as dimensões mínimas, para espécies produzidas em aquicultura, devem ser de 25 mm para a amêijoa-cão, de 30 mm para a amêijoa-macha, de 25 mm para o berbigão, de 12 mm para o burrié e de 100 mm para os longueirões.

Estabelece ainda o diploma que sem prejuízo destas dimensões, “é permitido que até 10 % do peso de cada lote seja constituído por exemplares com tamanho inferior ao estabelecido, não podendo estes ser transportados, armazenados, expostos, colocados à venda ou vendidos separadamente”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill