O próprio Presidente Duterte parece agradado com a ideia, que teria a vantagem de silenciar as questões de segurança colocadas pelo interesse chinês, eventualmente colocando a infra-estrutura sob controlo da Marinha, e de impulsionar a construção naval no país
Lagostim

O Secretário da Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, admitiu que o Governo pode adquirir os estaleiros da Hanjin Heavy Industries and Construction-Philippines (HHIC-Phil), que se encontram em processo de falência e com dívidas de milhões de euros, e sugeriu que o próprio Presidente Rodrigo Duterte simpatiza com a ideia, referiu o Maritime Executive.

A posição de Lorenzana surge na sequência de notícias que têm dado conta do interesse de duas empresas chinesas, uma das quais pública, nos estaleiros e do perigo que uma compra dos HHIC-Phil pela China poderia representar para a segurança nacional das Filipinas, devido à proximidade e à relação daquela infra-estrutura com a Marinha filipina, conforme o nosso jornal já referiu.

A forma de aquisição pelo Governo poderia assumir várias fórmulas, desde a aquisição definitiva, a uma parceria público-privada com um estaleiro filipino, passando por uma aquisição seguida de uma concessão ou revenda ou por uma aquisição parcial para ser explorado pela Marinha.

A compra pelo Estado teria várias vantagens. Por um lado, daria ao país a oportunidade de construir os seus próprios navios, designadamente navios de grandes dimensões, em vez de os encomendar ao estrageiro. Por outro, afastava as questões de segurança adiantadas por vários observadores, e às quais o Governo não ficou alheio, a ponto de já ter admitido que seria preferível os estaleiros serem adquiridos por um operador nacional, e agora, pela própria Marinha.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill