Com o objectivo de incentivar a exploração turística de cetáceos em S. Jorge, que tem aumentado, o Governo açoriano pretende rever o respectivo licenciamento de exploração
Área Marinha Protegida

O Governo Regional dos Açores decidiu rever o regime de licenciamento da exploração turística da observação de cetáceos, segundo comunicado oficial. A decisão decorre das especificidades da ilha de S. Jorge e do “crescente interesse demonstrado por empresas regionais para o exercício da atividade de observação de cetáceos” naquela ilha, refere o Governo Regional.

O objectivo é facilitar o surgimento de empresas vocacionadas para esta actividade na ilha de S. Jorgereforçando assim a disponibilização de serviços de animação turística que contribuam para a consolidação do crescimento que se tem verificado neste sector”, refere o Executivo regional, acrescentando que “de 2014 para 2015 verificou-se um crescimento de cerca de 42%, de 2015 para 2016 um crescimento de 7,7% e, até ao final de Julho de 2017, já se verificou um crescimento de cerca de 13%, comparando com o mesmo período do ano anterior”.

O Governo Regional decidiu igualmente “desencadear os procedimentos conducentes à alteração do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) de São Jorge, cuja aprovação data de 2005”, com o objectivo de articular o “OOC de São Jorge com outros instrumentos de gestão territorial”, segundo comunicado oficial.

“Desta forma, o Governo dos Açores continua o caminho de preservação e promoção da sustentabilidade ambiental que uma ilha com as caraterísticas naturais, ambientais e paisagísticas de São Jorge exige, adequando e reforçando a forma como os instrumentos de gestão territorial servem esses propósitos”, refere o Governo Regional.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill